sábado, 6 de junho de 2009

os dispostos se atraem

"Os opostos se distraem, os dispostos se atraem" (Teatro Mágico)
Já repararam o quanto somos injustos com a vida as vezes, ou como nos recusamos a aceitar as coisas que ela nos dá de mão beijada, o quanto desconfiamos da sorte, e o pior o quanto acreditamos na lei de Murphy ( aquela que diz: se um coisa pode dar errado, com certeza dará)
Difícil ser feliz assim, e nem falo sobre lei da atração, sobre fé, ou mística, mas sobre simples percepção da vida. Escuto pessoas dizendo o tempo todo o quanto gostariam de fazer isso ou aquilo, e simplesmente não o fazem, inventam mil desculpas, para justificar sua incapacidade de se auto realizar e culpabilizam a vida, por suas próprias escolhas.
O trabalho é o melhor exemplo disso, quem nunca ouviu (ou falou) que está infeliz no trabalho, que não ganha bem, que detesta o que faz, que não reconhecem sua dedicação e tal. Isso é bem comum, mas vamos pensar bem, quantas pessoas nessa situação já se deram o trabalho de tentar mudar alguma coisa, quantas procuraram de verdade um outro emprego, quantas investiram tempo e estudo em outra profissão... poucas, e as que o fizeram já estão em outra ou a caminho.
Quantas vezes encontramos amigos em relações destrutivas, em namoros e casamentos que os fazem infelizes, e no entanto preferem viver das migalhas de um mal amor, ao invés de romper laços antigos, desgastado, que só fazem mal, a todas as parte envolvidas. Sei que as vezes as coisas acontecem além de nossas escolhas, ninguém opta por um parceiro que lhe agrida, lhe ofenda, lhe bata, o faça sofrer; mas escolhemos ficar ou não nessa relação, escolhemos dar um basta ou tolerar. Não podemos culpar a vida, o destino ou Deus por nossa falta de coragem em decidir o que fazer ou não.
O mundo esta repleto de pessoas bacanas, e boas oportunidades, é impossível que nenhuma lhe caía bem. Não podemos melhorar de vida, sem aprender antes a renunciar, a abandonar e esquecer o que nos faz mal. Sei que a mudança gera medo, e insegurança, afinal nos aventuramos rumo ao desconhecido, é natural do humano temer aquilo que desconhece, mas também é natural do ser humano a superação as dificuldades e transtornos. Costumo dizer aos meus amigos que em algumas situações não conseguimos mais manter o equilíbrio e que passamos a cambalear pela vida, andamos de forma desajeitada, estranha, se contorcendo para não cair, o irônico é que nessa situação a queda é a única solução para consertar nossa postura, afinal só podemos levantar depois de cair, é duro mas as vezes precisamos dar uma passada pelo inferno para conseguirmos reconhecer o paraíso.
Só podemos ser aquilo que nos dispomos a ser e nada mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário