quinta-feira, 9 de abril de 2009

Só singular

Li a pouco tempo algo sobre esse termo "só singular", mas confesso que a priori não me chamou a atenção e acabei deixando de lado, porém essa semana reencontrei um querido amigo, que além de bonito, bacana e inteligente é solterissimo, e acreditem essa ultima parte incomoda a muita gente, já cansei de ouvir comentários do tipo "como alguém assim está só?", "nossa ele deve ter passado por uma desilusão imensa", "ah... sem dúvidas tem algo de errado com ele caso contrário já estaria com alguém" e coisas do tipo.
O que acho mais engraçado é o incomodo que tal situação causa nos outros, na verdade ninguém tem nada a haver com o fato do rapaz não se envolver com ninguém, ou de não ter nenhum relacionamento sério ou duradouro, porém esse fato chama a atenção das pessoas, como se revela-se uma contrariedade espantosa, e realmente gera.
Vamos lá, parece que o termo solteiro esta relacionado com algo negativo, solitário, abandonado, não amado, e não escolhido por ninguém. Creio que vivemos em uma época que estar só seja considerado errado, se pensarmos temos uma serie de códigos sociais que revelam isso, como se o mundo fosse feito para casais, e não para indivíduos. Em um restaurante, em uma fila de cinema, ou algum show, uma pessoa solitária ou desacompanhada sempre incomoda, sempre desperta olhares, como se o estar só revelasse algo de errado na pessoa, a pessoa que é uma estranha aos outros olhares tornasse ainda mais estranha.
Podemos ainda destacar um apelo social, ou mesmo uma condenação social, puxem na memória quantas vezes vivemos a seguinte situação: Encontramos um conhecido, amigo ou parente, que não vemos a algum tempo, e ele sem nenhuma delicadeza nos pergunta e aí e o namorada(a), já casou? vai casar?...rsrsr aposto que já ouviram muito isso...
Essas perguntas, revelam um estereotipo, um senso comum, que diz que só podemos estar bem acompanhados de uma outra pessoa, como se nossas vidas se resumissem em achar o par ideal, e viver um feliz para sempre. Até que seria bom, mas muito simples, somos seres complexos, ambiciosos ou sonhadores, encontrar alguém é parte de nossas vidas, não toda nossa vida.
Claro que como uma menina e as vezes como mulher defendo o amor, e acredito em sua existência sim, mas não como obrigatoriedade, mas como opção, de forma que se escolha gostar e estar com alguém por que desejamos e por que isso nos faz bem, mas jamais por que um mundo ao nosso redor nos pressiona a fazer tal escolha. Afinal somos seres livres, e como seres livres temos o direito de fazer nossas escolhas, só nos mesmos podemos decidir o que é melhor para nossas vidas.
Quanto ao termo e ao meu amigo, o "só singular" descreve a pessoa que esta bem consigo mesma, que superou os preconceitos do estar solteiro, que não se incomoda em ser taxado de solitário ou coisa do tipo, o que não quer dizer que seja um solteirão de carterinha, mas que apenas esta só e isso não lhe faz mal algum, caso um dia apareça alguém com quem ele queira estar junto, ele vai topar, mas enquanto isso não acontece, ou caso não aconteça ele vai levando sua vida na boa, tranquilamente feliz ao lado de seu próprio eu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário