quinta-feira, 12 de março de 2009

Nosso maior inimigo

Em nosso dia-a-dia, na selva de pedra, chamada de civilização , nós mulheres e homens meramente mortais somos obrigados a enfrentar uma série de vilões que sem dúvidas deixariam nossos heróis do quadrinhos de cabelo em pé.

Mas o que poderia ser pior em nossas vidas do que o Coringa? o Lex Lutor? o Duende Macabro? O dr Destino? ou tantos outros, bem algo muito mais perigoso e ameaçador, nosso maior inimigo se esconde dos olhos dos outros e só nós raramente podemos enxerga-lo, embora ele consiga simplesmente destruir impiedosamente nossos sonhos, nossas esperanças e até nossas vidas.

Que medo? Quase parece algum ser místico ou demoníaco desse de filme terror. Mas não!! se quer ver seu maior inimigo pegue um espelho e o posicione a sua frente. Pronto aí está... nós mesmos!!! Pois é, nosso pior adversário somos nós mesmos. Afinal somos nós os primeiros a minar nossos próprios sonhos.

Pense bem, sempre que queremos alguma coisa, que desejamos com toda nossa força, podemos conseguir o objeto ou anseio de nosso desejo, alguns chamam isso de força do pensamento positivo, outros de fé ou lei da atração, seja qual for a crença, somos capazes de realizar tudo o que queremos. Porém nem sempre isso acontece, e aí começamos a enumerar as possíveis causas de nossa decepção, ou de nosso fracasso, pensamos nos outros, os pais ou o parceiro (a) que não nos deram apoio, a falta de sorte na vida que temos, o fulano que nos passou a perna, ou mesmo que alguém lá em cima em um plano superior tem alguma coisinha de pessoal contra a gente. Ou seja existem tantas causas, justificativas, razões que acabamos jogando a toalha e concluindo que não era para ser, que não devia ter acontecido mesmo, ou que foi melhor assim.

Ora atribuímos a culpa a fatores externos, aos outros, ao destino, mas raramente a nós mesmos, raramente nos encaramos como empecilhos aos nossos desejos, afinal somos nós os primeiros a criar as dificuldades para concretização de algo, somos nós os primeiros a enxergar os problemas que podem vir a surgir, e as vezes somos nós os primeiros a achar que não merecemos conquistar determinadas coisas.. Agora me digam como conseguir algo no mundo externo se em nosso interior já desistimos?

Infelizmente temos que admitir que muitas vezes não são os outros que nos desanimam somos nós que nos deixamos desanimar, não são os outros que nos fazem incapazes, somos nós que acreditamos em nossa incapacidade, e principalmente não são os outros que nos impedem de sermos felizes somos nós que não nos achamos dignos ou merecedores disso.

Fica claro que nosso inimigo é muito forte, ele se alimenta de nossos medos, nossas neuras, nossos traumas, e ao contrário do que eu gostaria, nós não temos como nos livrar deles para sempre, afinal tudo isso também é nossa vida, por alguma motivo, por alguma situação que tivemos que encarar passaram a ser parte de nossa história, e como historiada digo uma pessoa sem passado é uma pessoa sem presente. Não podemos nos desligar de nossos pesadelos, de nossos transtornos e de nossos medos, mas podemos encara-los, podemos lutar contra eles em pé de igualdade e mesmo que de vez enquanto a gente não ganhe, podemos acumular um bom número de vitórias a nosso favor.

Bem, então da próxima vez em que ouvirmos aquela voz baixinha nos nossos ouvidos tentando minar nossos desejos, não abaixe a cabeça, a encare e pergunte bem alto : POR QUE NÃO??? Responda, escute, argumente e no fim conclua quem tem razão dessa vez, você ou nosso "eu inimigo interior".

Nenhum comentário:

Postar um comentário