quarta-feira, 6 de maio de 2009

Dia das mães

Faltam poucos dias para o domingo de dia das mães, porém as ruas, a cidade, e até a tranquilidade de nossos lares são invadidas por imagens apelativas, por comercias com musicas melosas, Outdoors com imagens maternais, lojas decoradas com flores e corações. Em todos os lugares podemos ler nas entrelinhas apelos que nos dizem "agradeçam a sua mãe".


E por isso, contagiada pelo espírito do dia das mães faço esta postagem, em homenagem a minha mãe. Acreditem acho engraçado e até difícil escrever algo, afinal são as mães as pessoas que geralmente mais nos conhecem, são elas que mais nos apóiam, são elas que sempre estão prontas para acolhermos mesmo quando errados, e por pura ironia cotidiana, são com elas que mais brigamos, que mais nos desentendemos, que mais criticamos.


Reparei que ao longo dos anos (poucos anos), minha relação com minha mãe mudou, me lembro na adolescência quando ouvia seus conselhos (quase sempre sem querer) e os achava bobos, antiquados as vezes inúteis. E hoje ouço praticamente as mesmas coisas e percebo o quanto são sábios os conselhos dessa mulher. Percebo que ela nunca foi boba ou antiquada, que na verdade eu é que não estava preparada para compreende-la, para ouvi-la, não era ela que estava tomada pela velhice e sim que eu que estava mergulhada nas suaves águas de nossas infantilidades.


Fico feliz em ver o quanto nossas vidas têm sintonia, hoje sei que além do respeito que sempre lhe tive como mãe, a respeito também como mulher, como uma grande mulher, uma grande amiga. Embora não queira ser como ela, e nem levar sua vida, afinal somos pessoas diferentes com sonhos e anseios próprios, e é isso que molda minha personalidade, que me faz quem eu sou, e gosto disso, gosto da pessoa que me tornei.


Mesmo assim, mesmo sabendo que não posso e não tenho como ser igual a minha mãe, quero levar um pouco dela em mim, um pedacinho pequeno, talvez imperceptível, para que assim estejamos sempre unidas ou ligadas de alguma forma.


Embora pareça o mais lógico, vou contrariar os padrões, e simplesmente não vou terminar esse texto com um"feliz dia das mães". Pois de uns tempos acho q palavra mãe merece algumas reflexões (que não irei fazer, deixo a cargo de leitor) Creio que o "mãe" limita, como se em determinado momento uma pessoa deixasse de ser quem sempre foi, e recebesse um novo nome, ou melhor um novo título. Pensem nunca apresentamos nossas mães pelo nome, ou mesmo nos referimos a mãe de um amigo pelo seu nome. Embora eu ache que a palavra "mãe" é bela, e que resume tantas coisas, a acho genérica demais, acho que as vezes o uso comum do "mãe" nos faz esquecer que antes de mães temos mulheres... e é como mulheres que elas (todas) merecem ser parabenizadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário