sexta-feira, 15 de julho de 2011

A tortura de comprar uma boa calça jeans

O titulo parece exagero mas é a mais pura verdade. Toda vez que tenho que comprar uma calça jeans, fico cansada só de pensar na maratona que vou enfrentar. Tenho certeza que a maioria das pessoas, homens ou mulheres, já passaram horas dentro de uma loja, experimentaram diversas peças e simplesmente não encontram absolutamente nada que vestisse bem.

O maior problema é que as calças não se adaptam aos nossos corpos. Ao que parece os fabricantes ainda não sabem que nós brasileiras temos bumbuns avantajados, pernas grossas e quadris largos, características essas que fizeram nós brasileiras famosas por todo mundo, no entanto, nossas formas físicas aparentemente não vestem bem.

Para isso preparei um post, baseado nas minhas péssimas experiencias, que, me ajudaram a minimizar a difícil tarefa de sair de uma loja carregando na sacola um jeans e a certeza que fiz uma boa escolha.

1º Reconheça quais são as dificuldades que você encontra em suas calças normalmente, no meu caso, elas ficam ótimas nas pernas e dois ou três dedos folgados na cintura. Sei que existem outros casos, e creio que as dicas servem para todos eles. Temos que admitir que alguns modelos simplesmente não nos pertencem e nunca vão nos pertencer. De nada adiante comprar algo que esteja na moda, se não veste bem.

2º As marcas trabalham com modelagens que costumam seguir o mesmo padrão por anos, portanto se você encontrou a calça perfeita, guarde muito bem o local, para que possa voltar lá sempre que precisar. Uma vez um amigo me sugeriu comprar duas peças iguais com cores diferentes, um escuro e um claro, gostei da ideia e acho que pode ser usada nas calças básicas.

3º Outra questão é a marca,  eu concordo que marca não é tudo, mas qualidade é essencial, não estou dizendo para gastar horrores, mas para sentir o jeans, dar uma esticadinha nele com as mãos, passar as unhas nas fibras. No provador se mecha um pouco, abaixe e levante algumas vezes, e veja se calça ainda esta boa. Esses cuidados nos ajudam a não cair no conto da calça folgada, aquela  horrível experiência de comprar uma peça número 40 e vê-la se transformar em 42 ou 44 ao longo do dia.

4º Invista em algumas peças sofisticadas, que devem ficar bem guardadas e conservadas, de preferência em um saco plásticos (sempre limpas). Toda mulher sabe o poder de um jeans e um belo par de sapatos. Para isso escolha uma modelagem clássica, sem lavagens desbotadas, nem inúmeros detalhes. Evite o modismo, algo que sirva para uma produção de última hora, desde uma balada mais chique a um jantar a dois.

5º Lembre-se normalmente o jeans escuro é mais elegante enquanto o claro mais despojado. Bolsos e costuras, podem ser aliados, bolsos traseiros podem dar a sensação de bumbum maior, enquanto bolsos "facas" dão uma leve sensação de estar mais magro. 

6º Pense com carinho na altura da cintura da calça, se você não tem mais 15 e nem esta no ensino médio, evite calças baixas, elas danificam o formato do corpo e favorecem o aparecimento de barriguinhas indesejáveis. Preste atenção no cóis da calça, se você não usa cinto, escolha uma calça sem o passador, ou com passadores bem justinhos, assim evitamos que o cóis marque as blusas mais cumpridas e nem nos façam parecer gordinhas na região da barriga.

7º Veja as costuras, verifique se estão bem feitas, recentemente comprei uma calça que na terceira vez que usei começou a soltar a costura da lateral, o pior é pensar que era de uma loja com fama de oferecer produtos de qualidade. 

8º Por último, ao encontrar a calça jeans perfeita, cuide dela com carinho, lave conforme a orientação do fabricante, passe o jeans e o guarde em cabides específicos para calças. Se usou a calça hoje e pretende usá-la mais uma ou duas vezes antes de lavá-la, sempre passe a calça, para evitar que ela crie marcas e vincos nas pernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário