sábado, 9 de julho de 2011

Traumas de amor

Martha Medeiros finaliza um de seus poemas dizendo "Apesar de tudo continuamos amando".Gosto da frase e gosto muito dos escritos da autora, no entanto, nos últimos tempo, tenho achado que as pessoas já não continuam amando apesar de tudo. 



Trabalho com pessoas um pouco mais velhas, grande parte delas já teve um casamento frustado que resultou em divorcio, um namoro longo que não rendeu casamento, ou alguém que não correspondeu as expectativas. é fato que todo ser humano adulto já colecionou um ou dois relacionamentos horríveis, já se sentiu usado, rejeitado, já amou tanto alguém ao ponto de passar a odiar determinada pessoa.

Decepções simplesmente acontecem, as vezes por nossa culpa, as vezes não, no entanto são inevitáveis e fogem do nosso controle. Uma das coisas mais difíceis da vida é justamente aprender a lhe dar com as frustrações e seguir adiante. Crescemos acreditando que temos que ter tudo, e que qualquer perda é sinal de fracasso e por isso não aceitamos perde, não aceitamos a ideia e não conseguir algo que tanto queremos. Por conta do medo de errar, de fracassar, acabamos fingindo que não queremos, que não necessitamos, que não é nossa prioridade.

No esquecemos que mentimos pra nós mesmo, e que só ferimos a nós e não aos outros. Quantas pessoas, já maldizeram o amor, já o culparam por sua infelicidade, e por isso resolveram fingir que desistiram. Grande bobagem, é natural do ser humano procurar companhia, é natural querer ter alguém que lhe seja especial. De nada adianta se esconder por trás da máscara de pessoa "durona", desencanada. 

As pessoas enchem a boca para dizer o quanto são felizes sozinhas, e quanto não se apegam, que não querem namorar, que casamento é coisa do passado, que a rotina destrói uma relação, que ninguém é fiel a ninguém. Dão um trilhão de justificativas para desculpar sua solidão. Esperam que suas falas apagem a culpa que sentem pelo casamento fracassado, por alguma traição, por um namoro mal vivido, por uma péssima escolha do passado.

Muitos simplesmente têm tanto medo de vivenciar os traumas de outrora, que se afastam das boas possibilidades, têm vontade de recomeçar, mas lhes falta a coragem de admitir que fracassaram no passado e que não tem ideia de como seguir no futuro.

Temos que ter em mente, que as coisas nunca acontecem da mesma forma, que uma péssima relação do passado ficou no passado, não podemos mudar, mas podemos construir o que vem pela frente, podemos nos permitir acerta em uma próxima vez, podemos nos permitir amar e ser amados sem mascaras, sem muros, sem ressalvas.

A solidão, salve alguns casos, é usada como zona de conforto, mas será que vale a pena conviver com um vazio no peito, será que para não sofrer vale a pena não sorrir. Sei que não há nada pior do que ser rejeitado ou não amado, no entanto não há nada melhor do que ouvir um "Eu te amo!" de quem tanto amamos.


Precisamos lhe dar com a dor, precisamos aprender a perder, precisamos admitir que em alguns casos somos impotentes. Só assim podemos vencer os traumas de amor que acumulamos na vida, só assim podemos parar de mentir e sofrer em segredo. Abra-se ao amor e em algum momento o amor vai se abrir para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário