domingo, 31 de julho de 2011

Consumo sustentável

Quando pensamos em sustentabilidade temos a tendência a ir longe demais, pensamos nas grandes empresas, em cooperativas de reciclagem, em reflorestamento, no máximo em separar o lixo. No entanto existe outras coisas que podem ser feitas pelo planeta, e não só pelas grandes corporações, mas por nós mesmos, pessoas comuns, com vidas comuns, mas com boas intenções.

Por exemplo, muitas pessoas deixam de consumir produtos quando sabem que a empresa produtora não reverte fundos para questões ambientais, ou pior,  quando sua produção agride diretamente o meio ambientes, como o caso da Arezzo ( http://wwwreflexaomeninamulher.blogspot.com/2011/04/pele-de-animais-nao.html ) que se envolveu em uma imensa polêmica como as consumidoras por usar peles de animais em seus produtos.

Outra boa ação, é não consumir aquilo que não precisamos, nós mulheres por exemplo que somos loucas por sapatos, ainda que comprar lindos calçados renovem nossas almas, no fundo sabemos que não precisamos de tantos pares, e também sabemos que acabamos não usando nem metade do que compramos. Resultando, dinheiro mal investido e matéria prima mal aproveitada.

Outro exemplo, no super mercado, compramos com os olhos, e não com necessidade. Prova disso é que a maioria das pessoas comprar mais comida do que aquilo que realmente vai consumir, no fim da semana, é uma maça que sobra, é uma banana que ficou passada, é salada que ficou velha. Em resumo é comida que vai ao lixo. Dizemos que uma pessoa não esta louca até rasgar dinheiro, bem,  consumir para jogar fora, me parece uma loucura.

No shopping compramos um lanche com refrigerante enorme e batata grande, passamos mal por que não aguentamos comer tudo, e o pior, meia depois temos a sensação de estar com uma leve fome. Sorte do palhaço vermelho e azar nosso, gastamos em um lanche caro ( o Brasil tem o 4º bigmac mais caro do mundo) e não nos alimentamos bem.


Pensando nisso, sustentabilidade, é mais que não jogar papel na rua, mais que separar o lixo, e mais que exigir posturas de grandes empresas. Sustentabilidade é um estilo de vida, e pensar antes de consumir é a melhor forma de por isso em prática. 

Se não temos coleta seletiva onde moramos, podemos separar as latas de refrigerante e cerveja, que se acumularam da ultima festa, ou reunião de amigos, e entrega-las aos catadores que passam na rua, além de ser parceiro do meio ambiente, damos uma forcinha a um ser humano honesto.

Podemos guardar o óleo de cozinha em garrafas pets, e uma vez por mês levá-las a grandes supermercados como o carrefour,  que recebe esse material e o encaminha  para um destino correto.

Vamos deixar a sacola retornável dentro do carro, de preferência ao lado da porta do motorista, já que ninguém lembra de pegá-la na hora de fazer compras.

De manha na padaria, não comprar quatro pães, se sabemos que nossa família só consome três, nem estocar comida em nossa despensas como se vivêssemos a beira de uma catástrofe nuclear.

Não comprar sapatos, bolsas, camisas que vão ficar perdidas dentro do guarda roupa, esperando sozinhas e abandonadas uma ocasião que possam ser ser usadas.

Por fim, com pequenas mudanças de pensamentos, com um pouco de auto controle, podemos fazer muito pelo planeta, além de dar uma respiradinha as nossas contas bancárias. Ou seja, só faremos o bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário