terça-feira, 19 de abril de 2011

Pele de animais... NÃO!!!!!


Levanta a mão quem nunca ouviu que o inverno é a estação mais elegante do ano! O comentário é geral, e tem um fundamento, as calças de alfaiataria, botas, casacos, malhas, cachecóis, meias calças e tal realmente confere as pessoas um look mais sofisticado.

Já há algum tempo acompanhado as tendências para o outono inverno de 2011 reparei no forte apelo ao uso de pele de animais nas coleções, nos acessórios, e nos sapatos, a Arezzo por exemplo vem enfrentando uma polêmica sobre o assunto já que oferece produtos em pele de coelhos e raposas.

Os ambientalistas caíram matando sobre a questão, o que já era de se esperar, porém diversas pessoas na net já manifestaram sua opinião contra o assunto, o que particularmente considero um avanço na consciência das pessoas, que passaram consumir de forma mais madura, mais consciente, e com mais sensibilidade.

O assunto é polemico eu sei, ainda mais se estendermos a discussão, afinal comemos carne, usamos sapatos e bolsas de couro. Mas acho que algumas questões estão acima da hipocrisia, usamos o couro de um animal que é sacrificado para nossa alimentação, isso faz parte da cadeia alimentar e é um processo natural. Transformar o couro dele em um objeto creio que é aproveitar o animal por inteiro (não digo que também não seja cruel, não consumir carne talvez fosse o ideal).

Mas sacrificar um coelho, uma raposa, uma cobra, uma zebra, um guaxinim só para pegar a pele dele e transformar em parte do mundo fashion me parece muito fútil e realmente cruel, esses animais não estão sendo mortos por um questão de sobrevivência ou para um alimentação balanceada, a morte destes bichos não passa de simples e banal capricho humano.

Ainda mais com a grande oferta no mercado de matérias sintéticos que não agridem ao meio ambiente, não torturam nenhum animal, são mais baratos e muitos tem um durabilidade imensa. Acho ótimo que haja polemica e que haja um verdadeiro boicote contra esses produtos.

Muitos nem imaginam o processo pelo qual os animais passam para que sua pele seja retirada, muitos têm a pele extraída ainda vivos para assegurar mais qualidade, os animais podem ser eletrocutados, asfixiados, envenenados, gazeados, afogados ou estrangulados, em alguns locais, para que as peles fiquem intactas, corta-se a língua do animal deixando-o sangrar até a morte.

Sei que esse assunto é chato, é feio e desagradável, mas creio fielmente que precisamos vestir essa camisa, e mostrar ao mundo da moda que nem tudo é aceitável, que a moda é feita para o ser humano e não o ser humano para a moda, de forma que nossos valores e consciência devem ser levados em conta. A polemica sobre as peles neste inverno servem para dizer aos estilistas que o mundo esta muito além de seus ateliers e croquis.

Abaixo o número animais que são mortos para produzir um casaco médio:

100 chinchilas

50 martas canadianas

30 ratos almiscarados

30 coelhos

27 guaxinins

17 texugos

09 castores

14 lontras

11 raposas douradas

11 linces

Os nomes dos animais e a quantidade foram retiradas do site http://www.bichosbrasil.com.br/extracao-de-pele-de-animais/ um texto bem bacana e com muito mais exemplos, vale a pena dar uma espiada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário