quarta-feira, 20 de abril de 2011

Planilha de orçamento pessoal


Já dizia Rauzito: “ É fim do mês, é fim do mês, do fim do mês, já sô freguês é fim do mês”

Pois bem o fato é que o mês mal acaba e grande parte das pessoas não tem ideia de onde foi parar seu suado dinheiro, é claro que falo do assunto com propriedade de quem já encarou diversas vezes essas trágica situação.

Procurando uma solução para esse problema e após conversar com um amigo do trabalho, chegamos a conclusão que o que acabava com o salário na verdade eram as pequenas coisas, e não os gasto significativos. Fiz o teste do extrato bancário, já que praticamente só uso o cartão de débito e quase não ando com dinheiro vivo na carteira.

Bem o teste é simples, no fim do mês tirei meu extrato, peguei um marca texto e sai grifando todos meus gastos consideráveis pequenos, e para minha surpresa consumiram praticamente toda minha grana do mês, o mais decepcionante foi ver que eram gastos supérfluos , ou seja, um monte de coisas que eu não realmente não precisava.

Procurando na net algumas dicas, vi algumas planilhas de orçamento pessoal, e resolvi adotar, o melhor é que cada um pode elaborar a sua, e por suas prioridades nela, dessa forma é possível organizar seu gastos, economizar e saber perfeitamente onde seu dinheiro esta sendo gasto.

Planejar é essencial e só facilita nossa vida, é claro que para dar certo é preciso anotar na planilha todos seus gastos, desde a prestação do carro, boleto da facu ao batom e esmalte novo.

Faça no Excel, ou baixe um dos vários modelos que estão disponíveis na net e acrescente o que achar necessário, podemos até fazer um campo para nossos pequenos mimos, desde que se estabeleça quanto eles devem consumir ao mês. No começo é um pouco complicado e até chato, mas com isso é possível terminar o mês no azul e juntar uma grana que pode ser muito bem investida em um curso, tratamento de beleza, uma bela viagem ou em uma surpresa romântica para o (a) namorado (a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário